Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

terça-feira, 31 de maio de 2011

#UniversidadeTwitter

A partir de hoje, gostaria de lançar uma campanha pela construção do conhecimento livre e gratuito, através da colaboração dos internautas brasileiros.

A idéia é simples.

Todos os dias, de segunda a sexta, pessoas oferecerão tweetcams com "aulas" sobre um assunto que seja do seu domínio (qualquer assunto), referenciando a hashtag #UniversidadeTwitter. Assim, as pessoas que estiverem no twitter poderão buscar as "aulas" disponíveis no momento que sejam do seu interesse pela hashtag, e participar através da tweetcam.

Quanto mais pessoas participarem da campanha, mais opções de "aulas" teremos no Twitter, e mais conhecimento estará sendo gerado e compartilhado.

A hashtag oficiail dessa campanha é:

#UniversidadeTwitter

Outras hashtags mais específicas poderão ser criadas, como #UniversidadeTwitterAdministração, ou no contexto desse blog, #UniversidadeTwitterCristã, mas sempre referenciando a hashtag oficial.

Vamos criar conhecimento juntos?

Se você gostou dessa idéia, tweet para seus amigos, e ajude a fazer da internet um local de conteúdo livre e de qualidade!



Ps.: Não sei se a idéia já existe no Brasil, mas pelo menos não encontrei nada na hashtag #UniversidadeTwitter.

terça-feira, 3 de maio de 2011

e-Church - Abordando a igreja "2.0"

É inegável o impacto e transformação que a internet causou na sociedade. Os meios de negociação, trabalho e repalcionamento tem mudaram, o e-comerce se tornou algo cotidiano, levando inclusive a diversas lojas deixarem de existir fisicamente para atuar apenas no mundo virtual. As notícias e acontecimentos são divulgadas quase instantaneamente, não somente pelos canais de comunicação normal, mas por pessoas comuns que se tornam referencia em um determinado assunto, o conhecimento é criado de forma colaborativa de diversas partes do mundo, e amplamente divulgadas através de redes sociais, blogs, foruns etc. O próprio modo de relacionamento entre as pessoas mudou. Para muitas pessoas é mais comum conversar e por redes sociais do que pessoalmente. O ensino a distância (EAD) aumentou consideravelmente, e existem até mesmo faculdades oferecendo curso de graduação pelo Facebook. Toda essa revolução é muito bem mostrada na séries de vídeos "Você sabia?" ("Did You Know?"), que pode ser encontrada no site do youtube.

Toda essa mudança é alavancada pela rápida inovação tecnológica que passamos. Os meios de acessos e consumo de informação estão cada vez menores e portáteis, além de financeiramente mais acessíveis. As interfaces de uso estão cada vez mais intuitivas e mesmo pessoas com pouco conhecimento em informática são capazes de operar um tablet como o iPad®. De fato, o acesso ao ambiente virtual tem se tornado tão intuitivo e portátil que muitas vezes o mundo real e virtual se mesclam, e conceitos como realidade estendida (ou sexto sentido), ou presença remota se tornam cada vez mais comuns. Apenas como exemplo, existem robos sendo vendidos para o mundo corporativo em que o funcionário manipula remotamente seu "avatar" de sua residência e interege com seus colegas de trabalho como se estivesse presente na empresa, participando de reuniões, debates, conversas no café etc.

Outro fator que influencia essa migração para mundo virtual são os crescentes problemas que os grandes centros urbanos geram, como violência e trânsito. A locomoção para estar fisicamente em um lugar tem se tornado cada vez mais complicada nos grandes centros. Em  São Paulo, onde resido, é extremamente comum demorar entre 1 e 2 horas para fazer em um trajeto em horário de pico que normalmente levaria de 10 a 20 minutos. Em épocas de chuvas e alagamentos, se torna inviável ir para alguns lugares da cidade, além da crescente violência, que inibem a circulação em determinados lugares e horários.

Todo esse contexto apresenta uma grande oportunidade para a igreja. Temos a oportunidade de romper a barreira física, e nos relacionarmos como igreja idenpendentemente do local ou distância que estejamos uns dos outros. Existem diversas possibilidades na expansão virtual, mas vou  citar alguns benefícios imediatos

Pregação - Podemos levar o evangelho de forma muito mais rápida e barata para muito mais pessoas ao redor do mundo, além de ser uma forma mais segura em países fechados para o evangelho. Outra vantagem é que podemos utilizar diversos recursos para complementar o que está sendo pregado, mapas, fotos etc.

Acessibilidade - Pessoas que estariam incapacitadas para estarem em um culto fisicamente (sejam por problemas de saúde, impossibilidade de locomoção ou qualquer outro motivo) poderiam participar junto com a igreja, cantando, louvando, orando e ouvindo da palavra do Senhor.

Ensino - Através das práticas de EAD, poderíamos educar e formar pessoas em diversas partes do mundo, ou mesmo ensinar para uma quantidade de pessoas muito superior ao que seria possível colocar em uma sala física.

Jogos e realidade virtual - Apesar de ser um conceito relativamente novo, existe uma tendência para se utilizar jogos e mundos virtuais com o fim de educação, reunião e produção de conhecimento. Um exemplo disso é o CityOne, jogo lançado pela IBM para educar executivos e consultores sobre o seu programa Smarter Planet ("Um mundo mais inteligente"), e como aplicar as diversas ferramentas disponíveis pela empresa. Similarmente, poderíamos criar jogos educativos sobre a bíblia, valores éticos, princípios etc, atingindo principalmente o público infantil.

Reuniões - Muitas vezes é preciso reunir pessoas para resolver determinados assuntos. Utilizando tecnologias de tele-presença, voip e outras tecnologias de comunicação, poderíamos resolver problemas de forma mais rápida, resultando em ações mais rápidas e precisas.

Aconselhamento: Muitos dos problemas que as pessoas passam (especialmente os não sejam tão delicados ou que não envolvam muitas pessoas) poderiam ser atendidos por um conselheiro ou pastor via internet, seja por mensagens, ou por tele-presença. Isso representaria uma capacidade maior de atenção para mais pessoas, pois retira-se o tempo de transporte.

Antes de concluir esse post, gostaria de deixar claro que não estou propondo uma troca no nosso modo de se relacionar como igreja, e que a relação física (frente a frente) deva ser deixado de lado. Pelo contrário, ainda não existe nada que substitua o "estar frente-a-frente". No entanto, não podemos descartar as oportunidades e benefícios que a tecnologia tem nos proporcionado. Vejo que ainda poucas igrejas têm investido algo nesse sentido, e engana-se quem pensa que somente as grandes igrejas conseguirão ter esse tipo de infra-estrutura. Uma das poucas igrejas que conheço que disponibiliza seus cultos em tempo real via web, com a possibilidade de intereção das pessoas, é uma igreja pequena.

Concluindo, vejo um futuro cheio de possibilidades e desafios pela frente, e como igreja, devemos nos preparar para aproveitá-los a favor do reino. Não podemos ignorar as mudanças comportamentais que temos sofrido devido ao rápido avanço tecnológico, mas devemos entendê-los e aproveitá-los. Espero que esse post tenha ajudado a você enxergar o investimento em tecnologias como o site da sua igreja como uma oportunidade de expansão do reino, e não como algo supérfluo. Incentive a sua igreja a utilizar redes sociais, fóruns, blogs, programas em Cloud Computing, faça do site de sua igreja um portal dinâmico e útil para as pessas, invista em tecnologias de transmissão de vídeos ao vivo... mas sempre sem perder o foco que esse investimento é para alcançar vidas.





Como suporte para esse post, gostaria de apresentar alguns vídeos que demonstram essa tendência de mescla entre mundo real e virtual, e de como isso continuará mudando nossa sociedade e, conseqüentemente, como a igreja interage com ela.

Um dia feito de vidro.
Pattie Maes & Pranav Mistry: Unveiling the "Sixth Sense"
Nokia Morph Cell phone
Cell phones of the future


Um grande abraço,

Renan Alencar de Carvalho