Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bases de Membros - Organizando as informações

Em uma certa ocasião, em uma igreja que eu congregava, o pastor solicitou à secretária que levantasse todas as pessoas que foram membros da igreja, data de entrada, data de desligamente etc. Não me recordo exatamente o tempo levado para a realização da tarefa, mas lembro-me que ultrapassou uma semana.

Se essas informações estivessem em uma base de dados, esse relatório poderia ter sido feito em segundos, todo o tempo gasto na tarefa poderia ser utilizado em atividades mais produtivas. 

Além da velocidade de acesso à informação, outra vantagem na informatização dos dados é a maior capacidade de análises. Quanto mais informação você tiver disponível, maior será sua capacidade de extrair conhecimento. Será possível fazer análises estatísticas, agrupar pessoas por uma determinada característica, sumarizar algum dado etc, tudo isso de forma rápida. Imagine ainda se essa informação estivesse na internet (devidamente protegido, com usuários, senhas, perfis de acesso etc), e essas consultas pudessem ser feitas de qualquer lugar, a qualquer momento.

Essa realidade não está nada distante. Desenvolver um cadastro simples é uma tarefa fácil para qualquer estudante de informática (que nos dias de hoie, deve existir na maioria das igrejas.. pelo menos dos grandes centros), mas creio que ainda existem alguns contras (pensando em igrejas) para que esse tipo de realidade ocorra:

- Falta de interesse - Ainda vivemos um momento de transição social no que se refere ao uso de tecnologia. As gerações mais maduras, que normalmente estão à frente da liderança da igreja, não vivenciaram o uso da tecnologia no dia-a-dia como as gerações mais novas vivenciam hoje. Na maioria das vezes, creio que os líderes de hoje não enchergam o potencial da informatização, ou não sabem como implementar algo sem custos elevados.

- Dificuldade na manutenção - Manipular dados com SQL (linguagem utilizada nos bancos de dados) pode ser relativamente simples para profissionais de informática, mas não é nada amigável para usuários "leigos". Outro ponto agravante é que os processos dentro da igreja (quando existem de forma definida), dificilmente estão maduros o suficientes para se saber exatamente o que se deve armazenar de informação, gerando muito retrabalho.

- Falta de tempo - Esse é um problema comum para a grande maioria dos profissionais de tecnologia da informação (inclusive eu, para escrever post mais profundos no blog), e não existe trabalho em TI que não demande tempo e atenção (mesmo que simples). Isso faz com que iniciativas que não sejam bem estruturadas e planejadas sejam abandonadas logo (problema que já passei, tentando desenvolver um sistema de controle de empréstimos de livros, para um seminário teológico em Moçambique).

Um ponto de partida

Você não conseguirá implantar um ERP (explicarei melhor no meu próximo post), ou um sistema complexo na sua igreja logo na primeira tentativa. O caminho é realizar essa mudança progressivamente. Meu conselho é, desenvolva uma planilha padrão para ser utilizada pela secretaria da igreja (não recomendo editores de textos, como o word). Você terá as informações de forma mais estruturada, terá uma capacidade considerável de análises e uma facilidade maior na busca de informações, além do fato que, uma vez digitada as informações, a migração para um banco de dados, ou um sistema de controle se torna muito mais fácil.

Para facilitar o trabalho, vou desenvolver um modelo para ajudá-lo nessa tarefa. Basta salva-lo em sua máquina, e começar a inserir os dados na planilha, seguindo as orientações. Assim que o mesmo estiver pronto, postarei um comentário em cima desse post, com o link para download.

3 comentários:

  1. Por isso que estou começando a desenvolver um projeto open source, o Openchurch. Meu objetivo desse sistema é organizar de forma intuitiva todas as informações administrativas e financeiras de uma igreja, sendo ela pequena ou grande. Esse post mostra de forma simples e clara, o que os pastores, obreiros, bispos, enfim, todos os líderes da igreja perdem as oportunidades que hoje de temos de melhorar toda a organização de uma instituição.

    ResponderExcluir
  2. Gilson,

    Esse tipo de iniciativa é ótimo! Infelizmente existem poucas (ou quase nenhuma) opções de softwares que atendam as necessidades da igreja, de forma prática, amigável e barata!
    Se os profissionais de TI cristãos trabalharem juntos de forma colaborativa, podemos realizar grandes feitos!

    No que puder colaborar, estou a disposição!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. na igreja em que congrego usamos o projeto membros, não é open source, mas tbm não é um sistema caro, e apesar do custo ser barato o sistema ultrapassa as expectativas, e existe a um bom tempo, o site do desenvolvedor é membros.com.br, tem uma versão free de teste, e agora eles tbm desenvolveram o mesmo sistema só que web em java, muito bom! e o suporte dos caras são ótimo, eles dão toda a atenção necessária!
    eu recomendo

    ass. André Medeiros

    ResponderExcluir

Por favor,
Deixe seu comentário e colabore com a construção de conhecimento sobre o tema.