Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Igreja aposta em sistema ERP para organizar contabilidade"

Outra dia estava pesquisando na internet alguma coisa sobre o tema de igreja e tecnologia, e encontrei uma notícia com o título "Igreja aposta em sistema ERP para organizar contabilidade" (clique aqui para ler a notícia original). Particularmente essa notícia me chamou muito a atenção por que, além de ser um exemplo prático do que estou propondo no blog, é algo que eu gostaria de fazer.
Tenho pesquisado sobre ERPs open source (gratuitos) para adaptar para o contexto da igreja, sendo uma opção barata (quase sem custos) e muito funcional.
Nesse post, gostaria de explicar um pouco do que é um ERP. 
A definição que está no wikipedia diz que "ERP (Enterprise Resource Planning) (...) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema", ou seja, todos os processos de todas as áreas estão integradas em único lugar. 
Para explicar melhor, vou dar um exemplo. "O caixa de uma rede de lojas finalizou uma venda. Automaticamente o sistema da baixa dos produtos vendidos no estoque , que verifica se é necessário a reposição e faz o pedido para a central de distribuição, que se estiver com uma quantidade produtos menor que o limite já dispara uma solicitação de compra para o fornecedor, marcando a compra no sistema de contas a pagar. O vendedor tem seu nome registrado no sistema de RH responsável pela folha de pagamento já com a sua comissão calculada. As informações da venda são enviadas para os sistemas de Business Intelligence, onde farão parte das análises da alta gestão sobre quais são os produtos mais vendidos, em quais lugares, por que tipo de cliente etc". O sistema de ERP automatiza todos os processos (ou pelo menos os principais) da organização, dando uma maior velocidade e precisão.
Claro que para o nosso contexto, isso seria muito mais simples, mas se implantado e utilizando, pode oferecer ganhos significativos, especialmente se esse sistema for acessa via web, onde todos os responsáveis de cada processo podem se interagir dentro do seu dia-a-dia, sem a necessidade de "esperar até o fim de semana" para realizar todos se encontrarem e realizarem uma determinada tarefa.
Em outros posts eu vou descrever processos dentro da igreja e como automatiza-los em um sistema, mas por hora, penso nas vantagens de ter informações de caixa, patrimônio, secretaria, ministérios (dependendo de como a sua igreja é estruturada, essa organização pode variar bastante), integradas e se interagindo, sendo acessadas e utilizadas por seus responsáveis a distância... facilita muita coisa, não?!

3 comentários:

  1. isso é muito importante para o avanço da igreja, minha organização aderiu esse sistema a pouco tempo e é muito eficiente.

    ResponderExcluir
  2. É um conceito novo e há muito que explorar no conceito ERP / Igreja, sou cristão e programador minha organização está trabalhando para desenvolver um ERP totalmente voltado para o gerenciamento de igrejas. contato: andre.menezes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renan! Gostei do seu Blog e, em especial, esse assunto. Gostaria de trocar ideias sobre esse assunto com você. Parabéns! Abraço.
    Mandei um e-mail para: ra.guitarplayer@gmail.com

    ResponderExcluir

Por favor,
Deixe seu comentário e colabore com a construção de conhecimento sobre o tema.