Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

sábado, 27 de março de 2010

Segurança Inteligente

Eu acabei de enviar uma proposta de trabalho para a minha pós-graduação, e gostaria de postar a idéia aqui no blog para discutir a proposta.


Segurança é um assunto que impacta não só a igreja, mas a todos nós, nossas famílias, amigos etc.


"Quais são os nossos maiores problemas? Com certeza, as tecnologias que mais impactarão nossa sociedade serão aquelas que oferecerem uma resolução desses problemas.
Vivendo em São Paulo, gostaria de propor uma tecnologia (ou melhor, uma junção de tecnologias) para combater a violência e assaltos. Esse sistema poderia agregar valor à vida de milhões de pessoas dos grandes centros  urbanos do mundo, sem expor a sua privacidade
A idéia foi a junção de tecnologias gráficas com o conceito de BI Real Time e BAM. Segue descrição da aplicação no contexto de uma casa:
Seriam instalados micro-cameras, microfones e diversos tipos de sensores (como luz, movimento, calor etc). Um sistema captaria as informações e as interpretara, direcionado a informação para dois caminhos. A informação bruta (o vídeo, por exemplo) seria armazenada em uma base externa(para não ser danificada no caso de uma invasão) de forma inteligente ( só seria gravado os arquivos de vídeos se fosse captado movimento, seja nos sensores, como nas imagens, por exemplo) para conferências.
O fluxo principal seria das informações interpretadas. Por exemplo, o sistema interpretaria matematicamente desenho d a face de uma pessoa captada pelas câmeras, bateria com as informações das pessoas á existentes na base de dados dele, e logaria que uma pessoa não conhecida ainda (se fosse o caso) entrou na casa determinado dia, acessou determinados cômodos etc (o reconhecimento de faces humanas em imagens já é uma tecnologia conhecida).
Essas informações seriam gravadas em uma base de log (transacional) e em uma base dimensional.
Um sistema de Inteligência Artificial, através de um middleware, acessaria essas bases, juntamente com outros serviços web, e estabeleceria algoritmos e porcentagens para identificar padrões (data mining), e buscaria por logs que quebrem esses padrões, e tomaria algumas ações conforme configurado.
Por exemplo, imaginando que as informações de quem é integrante da família e quem é a empregada de uma casa, o sistema loga que uma empregada sempre vai durante os dias da semana, com a presença de um membro da família (Padrão). Em um fim de semana, a empregada entra na casa acompanhada de uma pessoa desconhecida sem a presença de membros da família (quebra de padrão).  Ao logar as informações de uma pessoa estranha ao sistema, ele acionaria, através do middleware, um serviço web que iria conferir com o sistema da polícia se a pessoa tem antecedentes criminais, ou mesmo buscar na internet alguma referencia dessa pessoa, como em sites de notícias, e interpretar semanticamente a que se refere o conteúdo dos textos . Vamos supor que o sistema ainda interprete as palavras faladas pelos dois, e interprete palavras chaves como jóia, dinheiro, matar etc.
 Todas essas informações poderiam ser condensadas em um relatório e enviado via mensagem no celular do dono, ou mesmo dependendo das combinações de eventos, informar um terceiro previamente configurado, como a polícia, um parente etc.
                O conceito do sistema pode ser aplicado a diversos contextos, como a uma alfândega em aeroportos, ou mesmo controlar outros tipos de assuntos. Esse sistema poderia evitar assaltos, ou mesmo mortes, e ajudariam na resolução de casos para a polícia, impactando a vida de milhões de pessoas."


Esboço da arquitetura proposta (clique na imagem para aumentar):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor,
Deixe seu comentário e colabore com a construção de conhecimento sobre o tema.