Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Google Alerts

Eu monitoro alguns assuntos na web, principalmente em relação ao meu trabalho (Business Intelligence). Uma ferramenta que me ajuda muito é o Google Alerts (http://www.google.com/alerts). Nele você cadastra um assunto para ser pesquisado (como em uma busca normal), e o google envio no seu email todas as novidades encontradas sobre o assunto cadastrado dentro do período que você configura (novas ocorrências / diário / semanal). Com isso estou sempre atualizado com novidades, notícias, publicações e artigos científicos etc, sem gastar um grande esforço para encontrar essas informações.

Baseado em um trabalho de Inteligência Competitiva da minha pós, junto com um colega, nós montamos uma pequena interface para armazenar e analizar os links encontratos e observar a tendência daquele assunto.

Para o contexto do blog, você pode monitorar um assunto que seja relevante para a sua igreja, como por exemplo um projeto de lei que afete a igreja de algum modo.

O google alerts faz parte das ferramentas do google labs (http://www.googlelabs.com/). Nesse link você pode encontrar diversas ferramentas (gratuitas) que podem ter uma aplicação interessante para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor,
Deixe seu comentário e colabore com a construção de conhecimento sobre o tema.