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segunda-feira, 15 de março de 2010

Qual a sua missão?

                Toda instituição tem uma razão para existir. Não se cria uma empresa apenas por criar, ela existe para atender um propósito, uma necessidade a qual ela oferece uma solução. Essa razão norteia o desenvolvimento de todos os processos e projetos internos da instituição. Na gestão estratégica, essa “razão” de existir é chamada de missão e, juntamente com a declaração de “Visão” e “Valores”, apontam para a direção que a instituição está seguindo.

                 Trazendo para o contexto cristão, quando nos perguntamos qual é a missão da igreja, talvez a primeira resposta de muitos seja o texto de Mateus 28:19; onde Jesus nos ordena a fazer discípulos por toda a Terra. De fato essa resposta está correta. A missão da igreja, como um todo, é levar a o evangelho e fazer discípulos por toda a Terra, mas se tratando especificamente da sua igreja local, ela teria recursos suficientes para atender plenamente essa missão?

                 Quando falamos de missão de uma instituição, precisamos pensar que a missão deve estar de acordo com a capacidade que a instituição tem para agir. Sendo assim, é fundamental ter claramente a missão definida, direcionando e focando esforço para atender o seu propósito. Um erro comum é definir uma missão muito genérica, ou muito ampla, que acaba se tornando vaga e ineficiente. (Veja no fim do post alguns exemplos de como declarações de missão levam a igreja para direções bem diferentes).

                 Após a definição da missão da igreja, o próximo passo é definir sua visão. A visão significa aonde a sua igreja quer chegar no médio/longo prazo. O que ela deseja ser em um determinado tempo. (No fim do post você encontrará alguns exemplos de visões).

                 Estabelecidas a missão e a visão, o último passo é estabelecer os valores da instituição. Os valores estão ligados diretamente à ética e conduta da instituição e, por conseqüência, o que se espera de seus colaboradores. A bíblia está repleta de exemplos e citações de valores, mesmo que de forma indireta. Aconselho buscar os que melhor se relacionam à sua missão e visão.

Considerações
  • Embora pareça algo simples e não muito prático, reforço que é uma tarefa importante, especialmente em lugares onde exista muito “jogo político”, pessoas que estão buscando os seus próprios interesses, divergências pessoais na liderança etc. Ela também será ponto de partida para outros assuntos que abordaremos no futuro, como Balanced ScoreCard, Key  Performance Indicators, etc.
  • Caso sua igreja já tenha definida sua missão, visão e valores, analise se as ações, projetos e cultura interna são coerentes com o que foi proposto. Se não, reveja se o problema está na missão ou nas pessoas.
  • Na hora de iniciar um novo projeto (especialmente projetos grandes), sempre se pergunte no que ele agrega para alcançar a missão/visão da igreja. Caso não encontre uma resposta, repense se esse projeto realmente é uma prioridade, ou se é necessário.
  • Pesquise na internet sobre a missão/visão/valores de outras igrejas, e mesmo de empresas e instituições. Isso ajudará no amadurecimento da declaração de missão de sua própria igreja.
  • Se você estiver mais familiarizado com o assunto e quiser se aprofundar mais, procure textos e artigos na internet sobre o assunto, especialmente de autores clássicos da gestão estratégica, como Michael Porter, Peter Drucker entre outros.



Exemplos

Missão

“Levar a palavra de Deus de forma contextualizada e moderna à região sul da cidade São Paulo, priorizando o investimento em pessoas e nos lares.” – Uma igreja com essa missão provavelmente tem uma cultura mais informal, e deve investir em estudos nos lares, núcleos familiares de estudo, etc. Determinar o local que se pretende atingir na missão mostra foco do público que se pretende atingir. Embora ”zona sul” ainda seja abrangente, lugares e regiões diferentes tem culturas diferentes e exigem estratégias diferentes.

“Transformar a vida dos moradores da região de Capoão Redono.” – Embora simples, mostra um foco claro em evangelismos e, provavelmente, acompanhado de um forte trabalho de ação social devido ao foco em uma região pobre.

“Adorar ao Deus vivo e declarar a sua palavra, vivendo uma comunhão verdadeira” – Mostra uma tendência a se voltar para dentro, e ter uma trabalho mais tímido de evangelismo e/ou programações externas.  Ela pode funcionar por grupos nos lares, mas por não ter identificado isso na missão, me parece que a dinâmica da igreja funciona por programações internas.

Visão

“Ser reconhecida pela região como a principal referência em seriedade no ensino da palavra” – Mostra que a igreja tem dois desafios pela frente, o primeiro de investir fortemente na área de ensino e outro de tornar isso percebido pela comunidade. Os projetos futuros devem apontar nessa direção.

“Ser reconhecida como a instituição mais atuante na região, e que causa o maior impacto nos moradores da região”. A igreja está visando investir em seu relacionamento com a sociedade local. Para isso, precisará investir em várias áreas para alcançar esse objetivo, como a captação de recursos, estabelecer parcerias, capacitar seus membros etc.

4 comentários:

  1. Falando sobre missão, um exemplo bíblico que me vem a mente é Paulo. Paulo tinha claramente qual era a sua missão, e todas as suas atitudes foram guiadas por esse objetivo.

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  2. Parabéns pelo blog! Colocou no papel tudo que eu tenho no coração e muito mais. Muito obrigado.

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