Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ferramentas do Google: Introdução

Navegando pela internet, é possível encontrar diversos tipos de ferramentas e aplicativos freeware (gratuitos) de grande utilidade para ajudar na gestão e nos processos do "dia-a-dia" da igreja, ou mesmo da vida pessoal.

Ao longo dos próximos posts, gostaria de compartilhar algumas ferramentas que utilizo (ou já utilizei) que são bem interessantes.

Creio que uma das empresas que mais disponibilize ferramentas e aplicativos gratuitos seja o Google. Muito mais do que um portal de busca, o google oferece gama grande de aplicativos, com a grande vantagem de ser web (acessada de qualquer parte do planeta), integrada (muitas ferramentas interagem entre si) e colaborativa (permite inteiração entre diversos usuários). Essas características permitem que as pessoas consigam realizar as atividades relacionadas à igreja, mesmo dentro do seu dia-a-dia de trabalho/estudo/casa.

Essa possibilidade é essencial para o funcionamento das tarefas administrativas do contexto eclesiástico. Tirando as grandes igrejas, normalmente as comunidades têm dificuldade em manter algum tipo de profissional remunerado para atender as atividades e processos internos. Normalmente o trabalho é voluntário (e muitas vezes sem preparo, infelizmente), feito por pessoas que doam o pouco do seu tempo para realizar essas atividades.

Exatamente por isso que a tecnologia entra como uma aliada do Reino. Podemos utilizar ferramentas para facilitar o nosso trabalho, e ganharmos tempo para realizar mais coisas. Por exemplo, é realmente necessário marcar uma reunião no templo para um grupo pequeno de pessoas, sendo que a mesma conversa poderia ter sido feita por web conference?

Espero que os próximos posts ajudem vocês a otimizar o tempo de trabalho de vocês, e transferir esse tempo para o que realmente é importante na sua vida e na vida da sua comunidade de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor,
Deixe seu comentário e colabore com a construção de conhecimento sobre o tema.