Trazendo inovações para enfrentar os desafios do século 21.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um alerta sobre segurança

Antes de falar sobre qualquer ferramenta web, gostaria de fazer um alerta sobre segurança da informação (algo que normalmente não damos atenção, mesmo nos ambientes empresariais).

Tratando-se de computadores em rede, não existe informação 100% segura. Mesmo os arquivos salvos em sua máquina estão expostos a ataques de pessoas mal intecionadas, que muitas vezes não precisam ser um "Harcker profissional" para conseguir concretizar o ataque.

Claro que as empresas sérias que oferecem serviços na web possuem códigos e contratos de ética e sigilo sobre as informações postadas, além de uma arquitetura de segurança para evitar ataques de harckers que estejam interessados em acessar alguma informação, mas se tratando de cloud computing (armazenamento e busca de informações na web. Em português, "núvem de dados"), você não sabe aonde essa informação está sendo gravada (fisicamente), sob os cuidados de quem, sob quais leis etc.

Mas calma, isso não é motivo de pânico. Mesmo que por acaso alguém acesso algum tipo de informação sua, poucas informações de uma igreja são relevantes para um harcker. No entanto, peço que você tenha um cuidado especial com informações como nome, descrição física, endereços, contatos ou qualquer outro dado que identifique algum missionário que esteja "infiltrado" em um país aonde a pregação do evangelho seja proibida. Normalmente esses países possuem especialistas para identificar e coletar esse tipo de informação, e essa informação pode custar uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor,
Deixe seu comentário e colabore com a construção de conhecimento sobre o tema.